domingo, 27 de março de 2011

Sobre a vida, ou coisa assim...

Hoje soube da morte de José Comblin, grande teólogo, humanista, um homem do povo, que viveu para povo, que sofreu demais por defender seus ideais e que aos 88 anos descansou, creio eu, na tão merecida paz. Acidentalmente, enquanto procurava notícias sobre o falecimento do teólogo belga que faleceu no interior na bahia, li uma notícia sobre uma atriz que caiu/se jogou/deixou-se cair do sétimo andar de seu prédio e faleceu em consequêcia disso. Já em outro evento, enquanto minha mãe me visitava em minha casa, ela me notificou sobre o falecimento de uma vizinha dela, que eu não me lembro, mas que talvez eu tenha visto em algum momento. Trata-se de uma menina de 14 anos que lutou e não resistiu a um câncer, que sofreu demais, e tendo experimentado pouquíssimo da vida, deixou de viver.
Esses três eventos quando pensados em conjunto, me intrigaram. Eu senti muito pelo falecimento de Comblin e da garota que morava próxima à minha mãe, mas a morte da atriz não me afetou. Isso me fez pensar sobre os limites da minha humanidade, pois eu percebi que morte só é morte na medida em que se aproxima de mim. Comblin, por mais que eu nunca tenha conhecido, deixou palavras que eu leio e admiro. A menina de 14 anos mora logo ali, ficou doente e alguns meses depois deixou esse mundo. Mas a atriz, essa não se aproxima de mim de maneira alguma. Ela não é alguém que morreu, é uma notícia de morte.
O que realmente pensar sobre isso? Procuro palavras: impotência, limites, sentimento, tempo, vida, fim. Não encontro respostas. Não quero realmente encontrar respostas. Uma coisa certamente sei que quero: repensar meu conceito de “ser humano” e ser “humano”.
Ironicamente tento (ou não) entender:
“Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria” (Livro de Eclesiastes. Cap. 7, Versículos 1-4).

2 comentários: