sábado, 6 de março de 2010

RETRATO FALADO

Eu já “tomei batida” de PMs em duas ocasiões. Uma vez no Paraná e outra em São Paulo. Coincidentemente (ou não, talvez isso seja providência divina), nas duas vezes eu estava acompanhado de amigos também teólogos. É... aparentemente não fazer a barba realmente te dá status de delinqüente. Enfim, considero essas experiências importantes, pois hoje eu sei como fica gelado o cano do revolver quando encostado em nossa testa (eu entendo claramente que é necessário apontar um revolver entre nossos olhos pra pedir nossas identidades).
Hoje fico pensando: talvez aqueles policiais tenham agido dessa forma porque existem muitos bandidos no Brasil. E se existem bandidos religiosos, por que não poderia haver bandidos teólogos andando perto da universidade de tarde em dia de semana? Talvez nossos PMs estejam confusos, eles não nos fariam mal, são apenas “promotores da paz”.
Quando falei em bandidos religiosos não pude deixar de pensar no caso recente de um político religioso que foi filmando orando e agradecendo a Deus pela propina recebida. Veja só, esse é realmente um homem fiel ao seu Deus. Agradece por tudo. É um exemplo. Eu não sei agradecer tanto assim. Só sei reclamar. Preciso “crescer na fé”, como nosso político exemplar fez.
Eu deveria agradecer por não ter levado um tiro de um PM que me considerasse um mau elemento para a sociedade, ou que estivesse de mau humor mesmo. Mas essa situação eu já relevei. Afinal de contas a confusão na sociedade é muito grande. Só espero que não estejam confusos os eleitores. Sim. Aqueles que votaram no político que faz parte da “bancada evangélica” (só eu ouvi um ‘ohhh’ agora???). Pois bem, segundo a teologia que eu conheço, se esses eleitores estiverem confusos não há problema algum. Colocaram o corrupto no poder por engano (aliás, será que ele orou muito pra agradecer os votos ‘recebidos’? provavelmente, pois ele é fiel). Por outro lado, se os eleitores sabem o que fizeram então estão em problemas. Orarão todos de mãos dadas para seu deus: na catedral do inferno.
Pois é, existem alguns deuses que são “deuses-demônios”. Não são muito bons se levarmos em conta o conceito estrito de bondade, mas nunca abandonam seus filhos. Porque esse caso que eu me lembrei do político-cristão-corrupto não é um caso isolado. Esse tipo de “gente” vive em comunidade. Sim! Em comunidade física e espiritual. São justificados pela graça do dinheiro e idolatram o poder que lhes é dado.
Acho que vou parar de escrever sobre isso, já estou tomando um tom muito profético. Como eu disse vou tentar agradecer mais. Sou grato pela vida, por ser um pesquisador, e por estar apaixonado. Ah! Como sou grato. E outra coisa percebi agora. Não é preciso ser teólogo pra falar sobre essas coisas. É preciso ser humano.
Vou me ajoelhar agora e pedir para algum deus o milagre de transformar demônios corruptos em seres humanos. De uma coisa eu tenho certeza: quando fechar meus olhos vou sentir o frio da pistola que um dia esteve em minha testa, e ao lembrar-me da violência dos nossos “promotores da paz” vou realmente tentar agradecer por alguma coisa: qualquer coisa...


texto por: ELTON SADAO TADA

2 comentários:

  1. até agora é um conjunto de inutilidades que está começando muito bem, inútil e interessante. hehe
    deu até pra achar um excerto romântico ali pelo penúltimo parágrafo. love is beautiful.
    legal, continua nessa q vai ficar massa.
    abração japonêis.

    ResponderExcluir